COMO FUNCIONA

UM SISTEMA FOTOVOLTAICO

SISTEMA CONECTADO A REDE ON-GRID OU GRID-TIE
SISTEMA ISOLADO OFF-GRID
SISTEMA HÍBRIDO
BOMBEAMENTO ATRAVÉS DA ENERGIA SOLAR

Recomendados para quem quer usufruir de maior conforto com menor custo de aquisição de equipamentos fotovoltaicos.

Este sistema fotovoltaico conectado a rede é composto, normalmente, pelos seguintes componentes:
1. Gerador fotovoltaico (vários módulos fotovoltaicos dispostos em série e/ou em paralelo, com estruturas de suporte e de montagem)
2. Inversor ON-GRID;
3. Cabos e Proteções;

 

1. GERADOR FOTOVOLTAICO:

Comercialmente, os módulos fotovoltaicos são classificados quanto a função do material celular (monocristalino, policristalino ou película fina). O material e o processo de fabricação irá determinar a eficiência dos módulos, que varia conforme a área da superfície de exposição. Os módulos além de suas células fotovoltaicas, estruturas e vidro, também possuem uma caixa de junção com diodos responsáveis por impedir que a corrente circule no sentido contrário ao que deveria. Os cabos e conectores dos módulos são específicos para o tipo de regime em que os módulos irão trabalhar, bem como conferir segurança a quem manusear o equipamento

2. INVERSOR ON-GRID:

O inversor estabelece a ligação entre o gerador fotovoltaico (módulos) e a rede AC* ou a carga AC(1) presente na localidade. A principal função do equipamento é converter o sinal elétrico DC(2) do gerador fotovoltaico em AC, e ajustá-lo para freqüência e o nível de tensão da rede a que foi ligado. Este equipamento possui proteção anti-ilhamento, que verificam se há tensão na rede a que está conectado, caso não exista tensão, o equipamento desliga automaticamente, desta forma evitando acidentes de funcionários das Concessionárias que porventura vão realizar alguma intervenção na rede próxima a localidade onde está instalado o sistema fotovoltaico.

3. CABOS E PROTEÇÕES:

O gerador fotovoltaico devido a característica de exposição a radiação solar possui cabos DC com dupla isolação que permitam trabalhar nesse ambiente com temperaturas superiores a 600C. Utiliza-se cabo de cor vermelha para identificar o positivo e cabo da cor preta para identificar o negativo. As terminações dos cabos possuem conectores do tipo MC4 que conferem maior segurança a quem está manuseando o cabo. O sistema possui proteções no lado DC que podem ou não estar embutidas no inversor, como proteções chave seccionadora, DPS(3) entre outros, da mesma forma, o lado AC possuem as mesmas proteções dimensionadas para os valores de corrente da saída do inversor.

nota 1: AC é utilizado para denominar sistema com corrente alternada como é o caso do ar-condicionado ligado em uma residência;
nota 2: DC é utilizado para denominar sistema com corrente contínua como é o caso da bateria de carro;
nota 3: DPS - Dispositivo de Proteção contra Surtos de Tensão
 
  Testes